domingo, 24 de novembro de 2013

Como diminuir o consumo de sacolas plásticas em nossos lares.

No Brasil, são produzidos, diariamente, cerca de 125 toneladas de lixo domiciliar, segundo dados da pesquisa de saneamento básico consolidada ao IBGE (2000).
Um dos grandes problemas são as sacolas plásticas utilizadas nas compras, principalmente de supermercado. Apesar de algumas pessoas reutilizarem-nas, boa parte destas sacolas vão parar nas ruas, contribuindo para piorar o problema causado pelas enchentes (entupindo os bueiros), para aumentar a poluição dos rios, mares, lençóis freáticos, etc, provocando a redução desenfreada dos recursos naturais essenciais à vida.
         Uma das soluções é a utilização das sacolas ecológicas, que normalmente são feitas de tecido e podem  ser usadas várias vezes, além do que as mesmas substituem as sacolas plásticas que utilizamos nas compras. Tal prática ajuda no processo de sustentabilidade do planta uma vez que reduziria as práticas abusivas das indústrias produtoras de sacolas de plástico.
.
Outra solução é a utilização dos sacos de lixo fabricados com material reciclado. Estes sacos são confeccionados a partir de resíduos plásticos pós-consumo - aqueles que ficam no chão da fábrica-  ou produtos defeituosos. Já as sacolas dos supermercados, por determinação da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), não podem ser fabricadas com material reciclado uma vez que estes entram em contato com alimentos.


Como aproveitar melhor sua sacola plástica. 

Para fazer esta bolsa ecológica.


A princípio você precisa preparar as sacolas plásticas para o crochê. O vídeo a seguir demonstra como preparar e confeccionar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário